Contemplação

Você está em: Turismo > Contemplação
Sequóia Lunar
Sequóia Lunar

Tomando conhecimento da reportagem da Zero Hora de 21 de novembro de 2006, o Executivo Municipal e a comunidade cambaraense, começou a investigar qual a origem da Sequóiaexistente na praça São José. Obtivemos informações da professora Lorene Borges Dalanhol que nos forneceu a documentação a respeito.

Segundo a documentação apresentada no dia 26 de setembro de 1982, foi plantada em Cambará do Sul, pelo Senhor Pedro Teixeira Constantino (in memória), na época Prefeito Municipal que era um defensor da natureza e apaixonado por Cambará do Sul, uma das três mudas de Sequóiaque foi gerada a partir das sementes levadas por um dos astronautas na missão espacial da Apolo XIV, quando de sua viagem à lua, levando com ele algumas sementes da sequóia, que circundaram a Lua 34 vezes no bolso do astronauta Stuart Rosa, e foi recebida de volta a terra em 1971.

O Empenho do então prefeito da época Senhor Pedro Teixeira Constantino (in memória) pela aquisição da muda da Sequóia foi primeiramente pelo histórico da mesma em ter feito parte da missão Apolo XIV e ter sido germinada em solo lunar um fato histórico e inédito.  O Senhor Pedro Teixeira Constantino (in memória), amante da natureza e de suas belezas naturais conhecidas mundialmente, o cânion do Itaimbezinho e o cânion da Fortaleza, sentiu-se honrado em deixar nesta cidade a segunda mais alta do Rio Grande do Sul e uma das mais belas do Brasil, uma Sequóia a qual pode viver mil anos e ser considerada a mais alta do planeta.

Deixando assim para posteridade o testemunho da luta de nosso povo em prol da natureza e do bem comum, da conservação da flora e fauna, para que todas as formas de vida possam evoluir na busca de suas mais altas realizações hoje, amanhã e para sempre. Hoje a Sequóia está com aproximadamente 30 metros de altura e 70 centímetro de diâmetro, sendo um destaque entre as demais na praça São José.

(Fonte: Jornal Sentinela Cambaraense, novembro 1982).

Rua Dona Úrsula, 641 - Centro
Cambará do Sul - RS - CEP: 95480-000
54 3251.1532
pmc.midia@gmail.com
Cambará do Sul
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira
das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min