Notícias

Você está em: Notícias
TORNEIO MUNICIPAL DE VOLEIBOL MISTO DE BOMBACHA SEMANA FARROUPILHA - 2023
15 de Agosto TORNEIO MUNICIPAL DE VOLEIBOL MISTO DE BOMBACHA SEMANA FARROUPILHA - 2023

TORNEIO MUNICIPAL DE VOLEIBOL MISTO DE BOMBACHA

SEMANA FARROUPILHA - 2023

CAMBARÁ DO SUL - RS

REGULAMENTO GERAL

Da Organização:

Art. 1º - A Secretaria Municipal de Desportos, Cultura e Eventos será responsável pela organização, promoção e desdobramentos do Torneio Municipal de Voleibol Misto de Bombacha – Edição 2023.

Art. 2º - Caberá à Secretaria elaborar a tabela, estabelecer as datas e horários dos jogos.

Art. 3º - Durante a competição, as datas e horários, constantes na tabela, não poderão sofrer alterações, salvo se os organizadores, por algum motivo justificado solicitar tal mudança. Havendo mudança com referência ao artigo anterior, nenhuma equipe poderá contestar tal decisão, sendo esta irrevogável.

Art. 4º - A arbitragem das partidas ficará a cargo da Empresa que apresentou orçamento com menor valor no Processo Licitatório para contratação dos serviços, designado pela prefeitura municipal e a designação dos árbitros será procedida por aquela entidade.

Art. 5º - O Torneio Municipal de Voleibol Misto de Bombacha será regido pelas regras oficiais do Voleibol de quadra e pelo que dispuser este regulamento. O evento tem por objetivo principal o congraçamento das equipes de futsal, a formação do caráter, do espírito de equipes e do respeito às normas por todos os participantes, acentuando sua divulgação e propagação como fator ao seu crescente desenvolvimento. Além da integração entre as equipes com vistas ao desenvolvimento integrado.

Dos horários, WO, inscrições e números de Atletas

Art. 6º - Os jogos serão realizados no domingo dia 17/09/2023, na parte da tarde, haverá uma tolerância de 15 minutos somente para o primeiro jogo. A partir do segundo segue a tabela os horários terão que ser cumpridos, rigorosamente já que a Arbitragem foi orientada a decretar o WO em favor daquela equipe que se fizer presente e permanecer dentro da quadra após o tempo estabelecido.

Parágrafo único. Após o término do jogo em questão, as Equipes do jogo seguinte deverão estar apostas a entrada na quadra para a realização do seu jogo, independente do horário que terminar o jogo anterior.

Art. 7º - A equipe que cometer WO, automaticamente perderá o jogo por dois sets a zero (2 x 0) para seu adversário e estará eliminada do Torneio.

a- Para ser considerado WO a equipe que estiver em quadra, deverá comparecer uniformizada e preencher a súmula do jogo, e assim que o Árbitro der autorização para que deixe o campo está será declarada vencedora por (2X0).

b- Para o primeiro jogo, a (s) Equipe (s) que usarem o tempo de tolerância, deverão dentro do tempo estipulado ter o número mínimo de atletas, conforme Art. 9º, para o início do jogo dentro de quadra; se uma equipe descumprir este item perderá por WO. Se ambas as equipes descumprirem este item, perderam por WO e não serão computados estes pontos a nenhuma Equipe.

Art. 8º - As inscrições por equipe em ficha de inscrição serão de no máximo dez (10) componentes entre atletas e membros da comissão técnica. Independentemente do número total de inscritos de cada equipe sempre deverá obedecer ao percentual mínimo 50% da equipe composta por atletas do gênero FEMININO. Para realizar a inscrição a entidade deverá estar em dia com o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), e cada integrante da equipe também deverá estar em dia com o MTG, com carteira de sócio vigente, além de ser membro há mais de 1(um) ano na entidade em questão. Ao realizar a inscrição a equipe deverá preencher a ficha corretamente com nome completo e CPF do(s) atleta(s), além de apresentar cópia do Cartão de sócio da entidade.

Parágrafo Único: Atletas considerados menores de idade, só poderão participar do torneio com autorização, assinada pelo Responsável legal.

Art. 9º - Nenhum jogo poderá ser iniciado com menos seis (6) atletas em cada equipe, e nenhum jogo poderá ter continuidade se uma das equipes, ou ambas, ficarem com menos de três (3) atletas.

Art. 10º - Se uma equipe ficar reduzida a menos de três (3) atletas do decorrer do jogo, perderá os pontos do jogo, sendo que o árbitro dará a partida por encerrada, e a vitória a equipe que permanecer com três (3) ou mais atletas.

Art. 11º - Se as duas equipes ficarem reduzidas a menos de três (3) atletas, o jogo será considerado como tendo sido disputado não marcando pontos para ambas equipes.

Art. 12º - As equipes deverão entregar a sua ficha de inscrição com todos os documentos solicitados de acordo com o Art. 8º na Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Eventos até no máximo o dia 31/08/2023 na parte da manhã das 08hr às 12hr e na parte da tarde das 13:30hr às 17:30hr. O(s) atleta(s) que não tiver devidamente assinado a ficha, ou que não apresentar a documentação solicitada até a data e horário estipulado, não poderá participar da competição.

Art. 13º - A equipe que utilizar atletas irregulares (cartões ou Inscrições), em qualquer jogo do torneio, estará automaticamente FORA DO TORNEIO.

Dos Equipamentos dos Atletas

Art. 14º - Quando houver coincidência de uniformes, caberá à equipe que estiver à esquerda da tabela do jogo providenciar a troca de uniformes.

a- As equipes devem usar os seguintes uniformes: CAMISA DA ENTIDADE e BOMBACHA, para TODOS os atletas, além de outros equipamentos específicos para a pratica do esporte.

b- Em caso de acidentes dentro ou fora da quadra, que por ventura venha a acontecer, serão de inteira responsabilidade dos atletas e de suas equipes. Nesse caso, tanto a Prefeitura de Cambará do Sul quanto a Comissão Organizadora se eximem de qualquer responsabilidade.

Tempo de Jogo

Art. 15º - Duração das partidas:

Os jogos terão duração de no máximo TRÊS (3) sets, sendo os dois primeiros com pontuação máxima para chegar à vitória de 25 pontos ou 2 pontos de diferença. E o terceiro set com pontuação máxima para chegar à vitória de 15 pontos ou 2 pontos de diferença. Se uma equipe vencer os DOIS (2) primeiros sets automaticamente acaba a partida, se uma equipe vencer o primeiro set e a outra equipe vencer o segundo set irá para o desempate no terceiro set.

Da Disciplina

Art. 16º - Qualquer atleta, dirigente, responsável ou envolvido com o Torneio Municipal de Voleibol Misto de Bombacha, que cometer indisciplina, ou qualquer tipo de agressão física no jogo, ou pós jogo, dentro ou fora da quadra, será julgado pelos representantes da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Eventos e também pelo(s) representante(s) da equipe de arbitragem. E A SUA EQUIPE JÁ ESTARÁ AUTOMATICAMENTE FORA DO TORNEIO. ALÉM DOS ENVOLVIDOS FICAREM BANIDOS DE TODA E QUALQUER COMPETIÇÃO A SER REALIZADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL NO PERÍODO DE UM (1) ANO A CONTAR DA DATA DESTE TORNEIO.

Art. 17º - O atleta punido durante a competição com:

a- CARTÃO VERMELHO: (Expulsão) – Ficará suspenso do restante do torneio e pagará o valor de 3 caixas de leite (3 litros), e será de responsabilidade do representante da equipe o pagamento da infração acima citada, que deverá ser feito no prazo máximo de cinco (5) dias a contar da expulsão, na Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Eventos. E se este atleta irregular participar de jogos sua equipe estará automaticamente fora da competição, conforme Art. 13 item a.

b- CARTÃO AMARELO: Atleta que receber três (03) cartões amarelos, em jogos distintos: Suspensão automática de 01(um) jogo. Cada cartão amarelo corresponde ao valor de 1 caixa de leite (1 litro) e será de responsabilidade do responsável da equipe o pagamento da infração a cima citada, no mesmo prazo para a punição de cartão vermelho. E se este atleta irregular participar de jogos sua equipe estará automaticamente fora da competição, conforme Art. 13 item a.

c- Atleta que receber um cartão amarelo e um cartão vermelho no mesmo jogo: Suspensão automática pelo cartão vermelho (do restante da competição), sendo computado o cartão vermelho para efeitos de punição.

d- Atleta que receber dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso e automaticamente estará suspenso do próximo jogo; Porém se o primeiro cartão amarelo somar o terceiro por ser jogos diferentes, este Atleta cumprirá dois jogos de Suspensão. (Um jogo) pela Expulsão e (Um jogo) por ser o terceiro cartão, o segundo cartão amarelo não computa para efeitos de suspensão.

e- NÃO CABERÁ RECURSO EM CASO DE VIAS DE FATO ANOTADO PELO ÁRBITRO OU ANOTADORES. SENDO A EQUIPE ENVOLVIDA IMEDIATAMENTE EXCLUÍDA DA COMPETIÇÃO E SEUS ATLETAS ENVOLVIDOS BANIDOS NÃO SÓ DA COMPETIÇÃO EM QUESTÃO, MAS TAMBÉM DE TODA E QUALQUER COMPETIÇÃO ESPORTIVA PROMOVIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ DO SUL PELO PERÍODO DE UM (1) ANO A CONTAR DA DATA DO TORNEIO.

f- O pagamento para as punições acima citadas deverá ser feito obrigatoriamente na Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Eventos.

                                                                Da Pontuação

Art. 18º - Adotar-se-á o seguinte critério para a contagem de pontos para o Torneio Municipal de Futsal de Bombacha.

a) Vitória      03 Pontos

b) Derrota     00 Ponto

Dos Critérios de Desempate

Art. 19º - O critério de desempate a ser adotado:

a- Maior número de vitórias;

b- Maior número de sets a favor;

c- Maior número de pontos a favor;

d- Confronto direto;

e- Sorteio.

Art. 20º - As equipes que conquistarem a Primeira, Segunda e Terceira colocação receberão troféu para o primeiro e medalhas para primeiro, segundo e terceiro.

Art. 21º – Os organizadores do Torneio Municipal de Futsal de Bombacha, não se responsabilizarão por quaisquer lesões, fraturas ou escoriações que por ventura possam ocorrer no transcurso do evento, ficando os times participantes responsáveis por seus atletas de qualquer idade.


Rua Dona Úrsula, 641 - Centro
Cambará do Sul - RS - CEP: 95480-000
54 3251.1532
pmc.midia@gmail.com
Cambará do Sul
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira
das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min