Notícias

Você está em: Notícias
Prenda e Peão Farroupilha 2023
11 de Agosto Prenda e Peão Farroupilha 2023

REGULAMENTO PARA CONCURSO DE PRENDA E PEÃO DA SEMANA FARROUPILHA DE CAMBARÁ DO SUL

 

DAS FINALIDADES:

Art. 1º - O Concurso de Prenda e Peão da Semana Farroupilha de Cambará do Sul - ano 2023, tem como finalidades:

·         Despertar na criança e no adolescente, o gosto pelas tradições e estimular nos jovens sua gradativa e natural integração no meio tradicionalista, aproveitando a motivação emanada do espírito associativo, engajando-a no estudo dos assuntos da  cultura sul-rio-grandense;

·         Estimular na juventude uma participação efetiva no Movimento Tradicionalista Gaúcho, colaborando na organização e realização de eventos sócio-culturais e projetos desenvolvidos durante a Semana Farroupilha;

·         Elevar o nível cultural e intelectual das prendas, peões das Entidades tradicionalistas, desenvolvendo o interesse pelo tradicionalismo do Rio Grande do Sul. 

·         Envolver as comunidades.

·         Em especial Comunidades escolares, visando a divulgação e a propagação da Cultura Gaúcha.

Art. 2° - O Concurso da Semana Farroupilha 2023 , será organizado pela Secretaria de  Desporto Cultura e Eventos de Cambará do Sul;

 

DAS CATEGORIAS:

Art. 3º - O Concurso de Prendas desenvolve-se em três categorias:

                    I.Prendinha; (até 9 anos)

                 II.Prenda Mirim; ( 10 a 13 anos)

               III.Prenda Juvenil. ( 13 a 17 anos)

Art. 4º - O Concurso de Peão desenvolve-se em três categorias:

                    I.Piazito; (até 9 anos)

                 II.Piá; (10 a 13 anos)

               III.Guri. (13 a 17 anos)

Art. 5º – Os (as) candidatos (as) deverão estar vinculados a alguma entidade tradicionalista, piquetes, escolas, representantes da cultura, das habilidades artísticas e participantes de projetos sociais;

Art. 6º – Cada Instituição poderá concorrer sem limites de participantes;

 

DAS INSCRIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDAS

Art. 7º - A inscrição deverá ocorrer na SECRETARIA DE DESPORTO, CULTURA E EVENTOS (CENTRO CULTURAL), de segunda a sexta das 8h às 12h E DAS 13h30 às 17h30, de 14 de agosto até o dia 25 de agosto, em formulário próprio acompanhado dos seguintes documentos:

·         Cópia da carteira de identidade;

·         Declaração do Pai/Mãe ou responsável permitindo a participação no concurso;

·         Declaração do Patrão ou Diretor(a) da escola, autorizando o(a) candidato(a) a representar sua Entidade / Escola.

 

DA COMISSÃO AVALIADORA

Art. 8º – A operacionalização do Concurso será realizada através de uma Comissão Avaliadora a ser designada pela    Secretaria de Desporto Cultura e Eventos.

Parágrafo único: A comissão deve ser constituída por pessoas de conhecido saber e experiência.

Art. 9º – Todas as ocorrências do Concurso serão registradas em ATA, a ser assinada pelos avaliadores, e responsável     da Secretaria de Cultura de Cambará do Sul.

Art. 10º – Ressalvados casos específicos de erros de fato, devidamente comprovados, as decisões da comissão   avaliadora serão irrevogáveis.

Art. 11º – Os casos omissos serão solucionados pela comissão organizadora, juntamente com o (presidente) da comissão julgadora que terá o prazo de cinco dias para responder.

 

DOS INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Art. 12º - Serão atribuídos, até o máximo de 100 (cem) pontos, entre as provas de:

PRENDAS:

                     I.      Pesquisa Cultural (40 pontos)

                  II.      Prova Oral (20 pontos)

               III.      Mostra Folclórica (40 pontos)

PEÕES:

                     I.      Pesquisa Cultural (40 pontos)

                  II.      Prova Oral (20 pontos)

               III.      Prova Campeira (40 pontos)

PARA AS CATEGORIAS PIAZITO E CHINOQUINHA

                     I.      Prova Oral (50 pontos)

                  II.      Criatividade (30 pontos)

               III.      Simpatia (20 pontos)

 

PARA AS PRENDAS

Art. 13º - Na avaliação da PESQUISA CULTURAL, será elaborado um questionário para TODOS os concorrentes, sendo que esse questionário deverá ser preenchido conforme pesquisas realizadas sobre os diversos temas propostos, como conhecimentos gerais sobre o município de Cambará do Sul, sua história, seus pontos turísticos e históricos, lendas, personalidades tradicionalistas e outros assuntos relacionados ao tradicionalismo.

Será Elaborado um questionário de:

·         PRENDA MIRIM E PIÁ - 05 questões

·         PRENDA JUVENIL e GURI- 10 questões

Art. 14º - Na avaliação da PROVA ORAL pretende-se verificar a capacidade do candidato(a) de expressar com naturalidade e fluência empregando linguajar correto e sem gírias ou tiques, respeitadas as características regionais. Essa avaliação será feita durante a mostra cultural para as PRENDAS e durante a prova campeira para os PEÕES.

Art. 15º - Para PRENDAS

·    A avaliação da MOSTRA FOLCLÓRICA obedecerá aos seguintes quesitos e critérios:

·    Categorias Juvenil e Mirim - A mostra para essas categorias deverá falar sobre as mulheres que fizeram história no tradicionalismo e na história do Rio Grande do Sul, pode-se falar nas mulheres que foram ou são destaques nas suas entidades tradicionalistas, escola, na sua cidade ou no Estado.

§ 1º - Para realização desta prova, a candidata poderá utilizar os recursos que melhor ilustrem o seu   trabalho, como materiais e pertences dessas mulheres.

§ 2º - A candidata terá até vinte (20) minutos para expor o trabalho à comissão avaliadora. No caso da a prenda ultrapassar o tempo estabelecido, perderá (0,5) ponto por minuto inteiro, que excederá o tempo, descontados da nota final. A comissão avaliadora desta prova ficará responsável por avisar a candidata quando faltar 2 ( dois ) minutos para o fim do limite do tempo de sua apresentação.

§ 3º - TODOS os envolvidos na mostra folclórica deverão estar devidamente pilchados, o não cumprimento deste pode acarretar um desconto de até (0,5 pontos) da nota final.

·         Categoria Prendinha - Esta deverá contar aos avaliadores uma história sobre nosso município, sobre pontos históricos, turísticos, lendas ou algo referente à cultura da nossa cidade. Será avaliado a desenvoltura, simpatia e a criatividade das concorrentes ao discorrer a história escolhida.

 

Para PEÕES

·         A avaliação da PROVA CAMPEIRA obedecerá aos seguintes quesitos e critérios:

·         Categoria Guri: Será exigida a apresentação de todos os itens relacionados a que stão:

v Encilhar o cavalo - o concorrente deve encilhar um cavalete, simbolizando o cavalo, além de  identificar e citar as peças da encilha.

v Laçar vaca parada.

·         Categoria Piá: Será exigido que o candidato fale sobre o chimarrão, suas lendas, folclore, seus avios e também será exigido que de forma prática realize a cevadura do mate. (levar o material de uso)?

v Para realização da prova campeira os candidatos terão o tempo de até 20 (vinte) minutos

A comissão avaliadora desta prova ficará responsável por avisar o candidato quando faltar 2 ( dois )  minutos para o fim do limite do tempo de sua prova.

·         Categoria Piazito: Este deverá contar aos avaliadores uma história sobre nosso município, sobre pontos históricos, turísticos, lendas ou algo referente a cultura da nossa cidade. Será avaliado a desenvoltura, simpatia e a criatividade dos concorrentes ao discorrer a história escolhida.

Art. 16º – A INDUMENTÁRIA DAS PRENDAS E DOS PEÕES, quando não usada corretamente, acarretará desconto, este  convencionados pela Comissão Avaliadora no momento.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.17º - Serão proclamados 1ªs Prendas, prendinha, mirim, juvenil, Piazito, Piá e Guri Farroupilha os que forem classificados em 1º Lugar em cada categoria, ficando os segundos (as) colocados (as) como substitutos (as) legais, com as mesmas obrigações e direitos da titular, no impedimento desta. Para ambas as etapas, ficam estabelecidos os seguintes critérios de desempate, na ordem que segue, as notas obtidas nas seguintes provas:

·         MOSTRA CULTURAL

·         PESQUISA CULTURA

·         PROVA ORAL

·         CANDIDATO (A) DE MAIOR IDADE

Para as categorias prendinha e piazito o desempate será conforme as notas das seguintes avaliações

·         PROVA ORAL

·         CRIATIVIDADE

·         SIMPATIA

·         CANDIDATO (A) DE MAIOR IDADE

Art. 18º - Ficam automaticamente desclassificados do concurso as prendas e peões que não completarem qualquer uma das provas e as candidatas(os) que não estiverem no dia e hora marcada, mesmo que seja por motivo de força maior, em qualquer uma das fases do concurso.

Art. 19º - Os peões e prendas proclamados ficam no compromisso de participarem dos eventos como peões e prendas municipais.

Art. 20º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos na 1ª etapa, pela Comissão Avaliadora deste concurso e, na 2ª etapa, pela SECRETARIA MUNICIPAL DE DESPORTO, CULTURA E EVENTOS.


Rua Dona Úrsula, 641 - Centro
Cambará do Sul - RS - CEP: 95480-000
54 3251.1532
pmc.midia@gmail.com
Cambará do Sul
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira
das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min