Prefeito de Cambará do Sul participou do lançamento do Prodetur+Turismo
13 de Junho Prefeito de Cambará do Sul participou do lançamento do Prodetur+Turismo O Programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo e oferece R$ 5 bilhões para fomentar o turismo no Brasil

O prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, participou na última segunda-feira (11), no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), do lançamento da primeira rodada itinerante do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur+Turismo).

A iniciativa é do Ministério do Turismo (Mtur), que estará oferecendo consultoria especializada de projetos a governos, prefeituras e empresários interessados em investir no setor. O Mtur quer prepará-los para acessar os R$ 5 bilhões da linha de crédito Prodetur+Turismo.

Para o prefeito Schamberlaen, o Prodetur+Turismo é uma excelente oportunidade principalmente para os empresários de Cambará do Sul. “O turismo tem sido um dos segmentos que mais crescem em nosso município. Com o Programa, se abre uma excelente oportunidade para os empreendedores que desejam investir, tirar os seus projetos do papel ou mesmo ampliar os seus negócios”, disse Schamberlaen.

A Secretaria de Turismo de Cambará do Sul já está buscando informações junto aos agentes responsáveis pelo Programa para orientar os empreendedores interessados em obter as linhas de crédito.

Entre as autoridades presentes no lançamento do Programa estavam o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o governador do Estado, José Ivo Sartori, a primeira-dama Maria Helena Sartori e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo.

Confira abaixo mais detalhes sobre o Prodetur+Turismo:

RS SEDIA PRIMEIRA RODADA DO PROGRAMA

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber uma missão técnica do Prodetur Itinerante, iniciativa do Ministério do Turismo que oferecerá consultoria especializada de projetos a governos, prefeituras e empresários interessados em investir no setor. O objetivo é prepará-los para acessar os R$ 5 bilhões da linha de crédito Prodetur+Turismo. No estado, cinco projetos receberam o selo que garante prioridade de tramitação no programa. Juntos, os projetos somam R$ 178,5 milhões. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em evento que contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori

“Apenas na primeira rodada, já superamos o orçamento do ministério. Esse modelo é muito bom: público e privado juntos, em um grande projeto onde uma coisa multiplica a outra e se tem o resultado esperado para a economia”, afirmou o ministro. Os recursos são destinados a financiar infraestrutura pública e privada de turismo no Brasil, bem como ações de promoção dos destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado.

O Prodetur Itinerante tem como objetivo criar um canal direto de atendimento entre o contratante (cliente público ou privado) e o contratado (bancos de desenvolvimento), com toda a orientação e apoio técnico do Sebrae, que vai oferecer assessoria especializada da formatação à aprovação dos projetos. Representantes do Ministério do Turismo e do BNDES estarão à disposição para esclarecimentos em relação ao passo a passo do processo, até a assinatura da operação de crédito.

“O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber a equipe técnica do programa, e temos que responder bem a isso. Nós temos que dar o exemplo ao Brasil e mostrar todo o interesse gaúcho em investir e transformar nosso estado pelo Turismo. Esse é o caminho, não tem outro. Destinar esse recurso para projetos turísticos vai ajudar a avançar também em outras áreas”, defendeu o governador.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

São elegíveis empresas de turismo de qualquer porte, microempreendedores individuais, fundações, associações, cooperativas, entidades, clubes, órgãos públicos e prefeituras dos 3.285 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo, pré-requisito para dar entrada no Prodetur. Os projetos incluem pequenas e grandes obras de infraestrutura pública; construção, reforma ou ampliação de empreendimentos; estudos e projetos de planejamento; promoção e apoio à comercialização dos destinos; compra de equipamentos, máquinas, móveis e utensílios; treinamentos; e também capital de giro associado ao projeto-base.

Prazos e taxas serão definidos pela instituição financeira em função do porte e características do projeto, e também da capacidade de pagamento do empreendimento, cliente público ou grupo econômico contratante. O prazo de carência não poderá ultrapassar três anos e o prazo limite para pagamento é de 20 anos.

PRODETUR + TURISMO

O Ministério do Turismo instituiu o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) por meio da portaria nº 74, de abril de 2018. O objetivo é disponibilizar recursos para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, oferecendo oportunidade de fomento ao desenvolvimento local e regional por meio de parcerias com estados, municípios e entes privados.

Propostas alinhadas às diretrizes da política nacional de turismo receberão o Selo Oficial +Turismo. O carimbo identifica que os planos ou projetos foram previamente analisados pelo MTur e receberão prioridade de tramitação junto ao banco contratado na operação de crédito.

Os pleitos de financiamento devem ser encaminhados diretamente ao Ministério do Turismo, em versão digital, para o e-mail institucional cgpla@turismo.gov.br (Coordenação Geral de Planejamento Territorial do Turismo). O telefone para contato é o 61 2023-7291 ou 7888.

Nas fotos estão:
1) O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, e o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre.
​2) O governador do RS, José Ivo Sartori, a primeira-dama do RS Maria Helena Sartori e o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre.

Fontes:
- Ministério do Turismo